sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

UM CALENDÁRIO FUTEBOLÍSTICO JÁ!


Olá amigos do futebol não profissional da região metropolitana de Campinas, estamos iniciando um novo ano futebolístico cheio de novidades dentro e fora das quatros linhas, um ano que apresentaremos ao mundo a nossa capacidade de organizar grandes eventos com a Copa das Confederações da FIFA.

Em Campinas esperamos que o novo prefeito Jonas Donizete possa pelo menos terminar seu mandado com dignidade, ou seja, que cumpra que nos falassem durante sua campanha.

Com o novo prefeito temos também um novo Secretário de Esportes, pelo menos nesta pasta Jonas não errou e foi muito feliz ao escolher o Professor Campos (foto) para este cargo, Campos viveu toda sua vida publica dentro das praças de esportes campineiras e sabe como ninguém dos problemas e situações precárias que as mesmas se encontram, vendo por este ângulo podemos acreditar em grandes reformas e a criação de novos espaços esportivos, não falo só do futebol mais sim de outros esportes, pois também iremos organizar em 2016 o maior acontecimento esportivo do planeta os Jogos Olímpicos na cidade maravilhosa e Campinas tendo estrutura algumas delegações possa usufruir destas instalações esportivas.

Voltando ao nosso universo futebolístico, além da recuperação das praças esportivas, Professor Campos em conjunto com as ligas locais ter definir um calendário esportivo coerente, sem atropelos como vem sendo as competições, principalmente as que tangem ao futebol.

Nos últimos anos o campeonato municipal de futebol não tem data definida para seu inicio, como é um evento que as equipes têm custos mínimos, atraem um numero expressivos de participantes e tendo uma data já estabelecida para os próximos quadros anos, estas equipes podem se organizar com antecedências e dando uma melhor qualidade técnica ao evento.

Por outro lado as ligas sabendo deste calendário poderão articulares suas competições sem atropelar o campeonato municipal, fazendo sim bons campeonatos.

Também ganha com este calendário futebolístico às equipes, pois também disputam os campeonatos organizados pelas ligas, assim poderão montar seus elencos com qualidade e não mais precisar ter uma espécie de time B, pois alguma data de jogos coincidia, isso é ruim para o futebol e não traz beneficio a saúde de ninguém.

Neste cenário também se encontra a arbitragem, que nos últimos anos vem recebendo uma carga sobre humana de jogos para apita, chegando atuar em quatro partidas por domingo, isso é desgastante, pois ao chegar ao terceiro e quarto jogo sua condição física e psicológica já não esta mais ao nível ideal para atuar dentro das quatro linhas.

Com este calendário equacionado e racional poderemos ter grandes competições em nossa cidade, dando à possibilidade as equipes terem campeonatos de alto nível nos dois semestres, possibilitando uma ganha na qualidade da arbitragem, e por ultimo quem ganha e a população que poderá acompanhar aos fins de semanas ótimas partidas de futebol, praticadas em boas praças de esportes e tendo bons árbitros descansados para conduzi-las.

Portanto Professor Campos é de vital importância uma reunião com as ligas e com os árbitros, para que possamos sim sair deste “caos” que se encontra o nosso futebol amador que no passado foi considerado o melhor do Estado.  

Por Valter Ferreira Mariano