sexta-feira, 19 de julho de 2013

O SISTEMA GESTOR FALIDO DO FUTEBOL AMADOR DE CAMPINAS.

O futebol amador de Campinas passa por momento delicado... Se ninguém abrir os olhos o futebol de fim de semana será restrito as peladas onde os próprios participantes fazem suas regras e não necessitam de juiz, ou melhor, árbitro.

Há algumas semanas atrás dirigentes de ligas, dos clubes e jogadores ficaram perplexos com a falta dos árbitros em algumas partidas e até mesmos em semifinais de certamente importantes, “cadê o árbitro?!,” esta foi à pergunta em tom de afirmação quando estes seres humanos que deixam seus lares e familiares logo nos primeiros raios do sol a cada final de semana, esta ausência causou certo desconforto na falida estrutura do futebol amador de Campinas.

Campinas precisa urgentemente passar por uma reciclagem completo no seguimento futebol amador, não temos praças de esportes que suportam tantas competições, as poucas que temos estão na UTI, há anos se fala que irão dar um jeito na praça de esporte Argemiro Roque (São Bernardo), só promessa, dinheiro tinha, verba federal, pois uma placa ostentava este valor fixado na própria praça, o que foi feito com este dinheiro? Não sabemos.

Os dirigentes de Ligas se bancam em suas vaidades falando que seus campeonatos são melhores que da outra, mas que observamos nos últimos 10 anos que isso é uma câncer que esta comendo o futebol amador pois são realizados de forma precária, juntos, com as mesmas datas, em locais sem nenhuma condição de abrigar uma partida de futebol, campos sem alambrados, pois se chamarem os alambrados das praças com este nome são mentirosos, pois estes alambrados estão totalmente destruídos, remendados , vestiários sem a mínima condição de higiene, os que são cedidos aos árbitros muitas vezes estão cheio bagulhos, verdadeiros depósitos, isso é desumano e falta de respeito aos que se dedicam apitar estas partidas.

Os tribunais que deveriam colocar ordem na casa são os primeiros as se esquivarem da responsabilidade de punir os infratores, se escondem em leis que na verdade não serve para nada, pois o atleta amador punido cumprir certo tempo da pena e depois pode pedir uma espécie de perdão e voltar atuar, isso tem que mudar, têm exemplos em outras localidades que observar seus próprios regulamento e as punições são severas e os infratores tem que cumprir toda pena e sem essa de cesta básica.

Os clubes hoje não precisam mais ter CNPJ como no passado era exigido pelas ligas, são estruturas precárias, seus comandardes muitas vezes visam à vitória a qualquer custo, não se preocupam em montar um elenco capaz de conseguir as vitorias dentro de campo, contrata jogadores que por sua vez assinam para outros clubes nos mais diversos campeonatos e quando as datas e horários coincidem escolhe aquele que oferecer melhor gratificação, com isso vendo o seu investimento ser ameaçado por não contar com as principais peças eles responsabilizam a arbitragem pela derrota e não os jogadores que o deixaram na mão. Claro que temos algumas exceções.

O processo de formação dos árbitros também está falido, a escola de arbitragem não consegue formar 10 árbitros por ano, e os poucos que estão fazendo ou terminando o curso são mulheres, alunos de educação física e pessoas que após receber o diploma vão atuar nas ligas vizinhas em busca da segurança que esta lhes oferece.

O sistema de gestão da arbitragem também tem que passar por um polimento, rever certos conceitos de campeonatos e divisão da taxa, não pode mais o árbitro ficar com menor parte da taxa recolhida pelos clubes, tem que ser algo transparente, as escalas tem que ser mais humanas, ou seja no máximo o árbitro atuar em apenas duas partidas e não fazer quatro, como este sistema atuar requer, pois o árbitro na terceira partida do dia não esta mais em condições física e nem psicológica em atuar, erros serão mais constante e estes erros podem prejudicar a partida que esta atuando trazendo consequências perigosas a sua integridade física.

Os árbitros também estão falidos ou seja não se reciclam, muitos dizem que não necessitam rever as regras, pois nada mudou, fez o curso há dez anos e continua achando que sabe na ponta da língua as 17 regras e suas diretrizes, são árbitros que estão em processo de aposentaria, pois já estão a mais de 20 anos atuando, as condições físicas não são as mesmas quando iniciaram na arbitragem e se submetem a atuar em quatro jogos, isso é burrice, pois os jogos da tarde sempre são cercados de condições mais adversas e a possibilidade de agressão é maior, pois sabendo que alguns torcedores passam a manhã se embriagando e depois vai à tarde torcer, sem falar dois jogadores, que já atuaram de manhã e vão novamente atuar, certamente seu desempenho não será o mesmo se tivesse descansado, dai outro perigo, pois ao invés de jogar com os pés eles passam a jogar com a boca, transformando o jogo em um martírio para arbitragem. Também temos algumas exceções.

Estamos a eminencia do inicio do campeonato municipal, o que esperar deste evento? Não temos estrutura para realizar uma competição com esta quantidade clubes, não temos praças de esportes em condições, não temos clubes em condições, não temos tribunais em condições, não temos dirigentes em condições, não temos gestores de arbitragem em condições, não temos árbitros em condições, não temos condições...

Secretario de Esportes, vereadores, diretor de futebol amador o que vocês pretendem com este campeonato? Senhores dirigentes de ligas, de clubes, o que pretendem com este campeonato? Senhores técnicos e jogadores que pretendem com este campeonato? Gestores e arbitragem o que pretende com este campeonato? Fica a pergunta, responde quem quiser.



Por Valter Ferreira Mariano  

terça-feira, 14 de maio de 2013

SÁBADO TEREMOS O PONTAPÉ INICIAL DA SERIE A 2013.


Neste sábado (18)) teremos a primeira rodada do principal campeonato de futebol não profissional de Campinas, SERIE A, com a participação de 16 clubes que irão iniciar a subida ao degrau mais alto do futebol amador campineiro.

No Domingo (19) bonita Arena Cafezinho as 08:40 o Grêmio Cafezinho recebe a boa e estruturada equipe do COFA da vila Costa e Silva em um verdadeiro clássico do futebol de Campinas.



Em seguida as 10:40 o Parque Anhumas FC e Bartiras FC vão se enfrentar pela primeira vez na Serie A, revivendo os jogos emocionantes que ambas fizeram quando estavão na Serie B.

Na praça de esporte Salvador Lombardi Neto, as 10 horas, o tradicional Unidos FC do jardim Eulina, querendo reviver seus tempos de glorias dentro do futebol campineiro faz sua estreia diante do Grêmio Santa Rosa que entra na competição com status de campeão da Zona Noroeste de Campinas.

No Roberto A. Barbosa, sábado (18) a Vila 31 de Março joga as 15:00 com o Grêmio Padre Anchieta atual campeão da Serie Prata do Campeonato Municipal.

Na praça de esporte José Pinto Silva, o Ajax FC do bairro Maria Rosa faz sua estreia enfrentando o AE Canto da Vila, um dos tradicionais e antigo clube de futebol amador de nossa região.

No Florence II as 09:00 o Corinthians Campo Grande recebe a visita do 31 de Março Novo Horizonte.


No estádio Mario Moraes  as 11 horas, teremos o tradicional classico do futebol campineiro entre os donos da casa o EC Alvorecer e CR Flamengo do jardim Santa Monica, jogo este para ninguem por defeito.

Fechando a primeira rodada, as 10:40 na praça de esporte Maria Mãe do Povo, o Nobrega FC retornando a Serie A faz sua estreia diante do tradicional Juventude Padre Anchieta.

Por Valter Ferreira Mariano
Fonte: Liga Campineira de Futebol

sexta-feira, 26 de abril de 2013

A SERIE B SEGUE COM O INICIO DO RETURNO.


Neste domingo (28) teremos a abertura do returno da Serie B com jogos distribuídos pelos quatro cantos de Campinas.

No Olímpio Dias Porto, as 15:40, Barreiros FC recebe o FFC de olho em mais uma vitória, já o visitante quer a reabilitação.

Na Arena Campo Belo, as 08:20, o Real Campo Belo, um dos candidatos ao titulo vai tentar em casa mais uma vitória desta vez diante do Taryoc que por sua vez não pode sofrer novo revês se quiser chegar à segunda fase da Serie B.

No Frezzatão (Maria Mãe do Povo) as 10:20, a equipe do badalado técnico Zulu, o Botafogo EC, recebe a visita do Juventude Santa Rosa em um duelo que promete emoções.

Também no Frezzatão, porem as 08:20, o Real Nóbrega FC recebe a sensação da Serie B, Real Primavera que até o momento segue 100% e que ainda não teve sua defesa vazada.

No Nova América, as 08:20, esperamos ter finalmente a estreia do Lyon que ainda não conseguiu realizar nenhum de seus jogos, enfrentando o tradicional clube da Vila Pompeia, o EC Artista comandada pelo experiente técnico Zagalo, vice-campeão da Serie B em 2009.

No campo do Palmeirinha, as 14:00, Real Campinas FC enfrenta o Inter da Cidade Singer, esperamos que o Inter tenha regularizados seus jogadores junto a Liga Campineira de Futebol para que possamos ter bola rolando neste confronto.

GALÍCIA EC UM DOS TITÃS DA SERIE B


No Nova América, as 10:20, confronto de Titãs, Atalanta vs Galícia, dois gigantes do futebol amador campineiro se enfrentando pela Serie B.

No Domingos Flores, as 14:00, a volta do clássico regional entre Família e DPZ, na casa do DPZ no ultimo domingo o Família levou a melhor.

FAMÍLIA FC OUTRO TITÃS DA SERIE B


Fechando a rodada, as 08:20, no Olímpio Dias Porto, o Aliança vai tentar somar seus primeiros pontos na competição diante do Ajax FC do Maria Rosa.

A partida entre Garra FC vs Unidos do Campo FC foi adiada em data que a Liga Campineira de Futebol deverá estabelecer.

Por Valter Ferreira Mariano
Fonte: Liga Campineira de Futebol


LYON FC RECEBE O EC ARTISTA NO NOVA AMÉRICA


quarta-feira, 24 de abril de 2013

COM JOGOS EMOCIONANTES, TIVEMOS A TERCEIRA RODADA DA SERIE B LIGA CAMPINEIRA DE FUTEBOL.


O Ajax FC mostrou sua força jogando em seu campo e precisou apenas do primeiro tempo para obteve uma excelente vitória de 03 – 00 em cima do Aliança AC, com gols de Eloy aos 10 minutos, Adailton aos 25 minutos e Wellenson aos 43 minutos.

No Clemente A. Santos, “Verdão” a equipe do DPZ FC não conseguiu segurar o bom time do Família FC um dos candidatos ao titulo da Serie B sendo derrotado em casa pelo placar de 01 – 02, Pedrão abriu o marcador aos 19 minutos, Ivan empatou ao 3 minutos da etapa complementar e Rogerinho aos 12 minutos fez o segundo gol da equipe do Família.

FAMÍLIA FC  (BRANCO E PRETO) SEGUE 100% NA SERIE B


No outro jogo do Clemente A. Santos, o Galícia EC não conseguiu repetir o desempenho da estreia e acabou empatando em 01 – 01 com o Atalanta FC, Gustavo aos 08 minutos abriu o marcador para os visitantes e no apagares da luzes aos 44 minutos Wellington livrou o Galícia da derrota em casa.

GALÍCIA (BRANCO) 01 - 01  ATALANTA


Na Arena Cafezinho, o Real Primavera FC conseguiu sua segunda vitória consecutiva ao derrotar o Real Nóbrega FC pelo placar de 03 – 00 e disparando na liderança de seu grupo 03, Bruno abriu o marcados aos 10 minutos, Felipe aos 28 minutos do segundo tempo ampliou o marcador e aos 34 minutos Diogo Rosa deu numero final a partida.

No Domingos Flores, na região dos Dic’s, FFC jogando em casa conheceu sua primeira derrota no Serie B, 02 – 03 para Barreiros FC, Jardel aos 03 minutos abriu o marcador a favor do Barreiros, aos 09 minutos Gustavo ampliou e aos 20 minutos Paulo Henrique fez o terceiro gol dos visitantes, aos 28 minutos Roger diminuiu para o FFC. Na etapa complementar os donos da casa buscaram uma reação mais só conseguiram o segundo gol faltando dois minutos para o termino da partida através do centroavante Jardel Silva.

No campo do Nova América, o Taryoc FC perdeu para o Real Campo Belo por 00 – 02, gols de Paulo Roberto aos 3 minutos e Lucas aos 36 minutos.

No Santa Rosa, o Juventude Santa Rosa empatou com o Botafogo EC em 02 – 02, aos 10 minutos Jefferson abriu o marcador para o Botafogo, aos 19 minutos, Júlio Cesar empatou, aos 10 minutos do 2º tempo, Jefferson colocou de novo o Botafogo na frente do marcados e Élder aos 15 minutos deixou tudo igual no Santa Rosa.

No Jorge Mendonça, Unidos do Campo FC vs Garra FC não foi realizado devido à ausência da equipe do Garra.

Na Arena Campo Belo, Inter Cidade Singer vs Real Campinas FC não foi realizado devido à falta de documentação dos atletas da equipe do Inter Cidade Singer.

Fonte Liga Campineira de Futebol.
Fotos; Cesinha On Line

segunda-feira, 22 de abril de 2013

MUITOS GOLS PELA SEXTA RODADA DO CAMPEONATO SUB 18 DA LIGA CAMPINEIRA DE FUTEBOL.


Sábado tivemos a sequencia do campeonato Sub 18 da Liga Campineira de Futebol com os seguintes resultados:

Na Praça de Esporte Las Palmas/Roseira, o CA Juventus recebeu e venceu por 01 – 00 a equipe do AA Satubinha da cidade de Monte Mor.

No Birizeiro o U.S.José/Miracema perdeu por 01 – 02 para o Servidores.

Na Praça de Esporte Orestes Aulicinio o Flamengo fez 04 – 02 no Unidos Capivari.

Na Arena Campo Belo, a equipe local, Campo Belo/N. Aliança empatou em 01 – 01 com o atual campeão da categoria AE Canto da Vila.

CAMPO BELO/N. ALIANÇA (AZUL) 01 - 01 AE CANTO DA VILA


Em Paulínia no campo do Jardim Morumbi o Serra Azul conseguiu sua quarta vitória consecutiva fazendo 06 – 03 no Real Primavera.

No CERECAMP/Mogiana o Expressinho foi goleado por 01 – 09 pelo P. Chute a Gol.

No Xaviezão o Gazeio AC foi derrotado pelo São Cristóvão pelo placar de 01 – 03.

E fechando a rodada na Praça de Esporte do Palmeirinha, o Unidos Parque das Indústrias fez 01 – 00 no Independente.

Fonte Liga Campineira de Futebol

quinta-feira, 18 de abril de 2013

NESTE SÁBADO (20) O BICHO VAI PEGAR NA SEXTA RODADA DO SUB 18.


Pelo campeonato amador Sub 18 da Liga Campineira de Futebol, neste sábado (20) será realizada a sexta rodada.

No Campo Belo, as 09:00, Campo Belo/N. Aliança recebe a tradicional equipe do AE Canto da Vila.

No Las Palmas – Roseira, as 10:00, CA Juventus recebe a visita do Satubinha da cidade de Monte Mor.

Birizeiro as 10:00, será palco de U.S. José/Miracema vs ASPM Campinas.

No Orestes Aulicinio às 11 horas o Flamengo do Jardim Santa Monica enfrenta o Unidos do Capivari.

Foto Arquivo


Em Paulínia, no Jardim Morumbi, às 09 horas, Serra Azul e Real Primavera.

CERECAMP – Mogiana, às 10 horas, Expressinho vs P. Chute a Gol.

No José Xavier de Souza, 10 horas, Gazeio AC enfrenta o EC São Cristóvão.

No campo do Palmerinha, às 10 horas o Unidos do Parque das Indústrias recebe o Independente FC fechando a rodada.

Por Valter Ferreira Mariano
Fonte: Liga Campineira de Futebol

A SERIE B SEGUE COM SUA TERCEIRA RODADA


Neste domingo (21) teremos a realização da terceira rodada da Serie B da Liga Campineira de Futebol 2013.

Depois das chuvas do ultimo final de semana, que toda a segunda rodada foi cancelada os clubes voltam aos campos espalhados por toda a cidade de Campinas para dar seguimento ao campeonato amador da Serie B com os seguintes jogos:

Na Praça de Esporte Olímpio Dias Porto, às 10:20, o EC Artista busca sua reabilitação diante do Lyon FC que fará sua estreia na competição, para este jogo o técnico Zagalo (Artista) não deve ter problemas para escalar sua equipe e reconhece que a estreia não foi boa e que seus jogadores podem render muito mais.

O ARTISTA (VERMELHO) QUER SUA REABILITAÇÃO


No Clemente A. Santos (Verdão) o forte e um dos principais postulante ao titulo o Galícia recebe o Atalanta às 14 horas, a equipe do Dic’s dirigida pelo experiente técnico Sr. Francisco sabe que a goleada de 08 – 01 aplicada no Inter da cidade Singer já é coisa do passado e que o Atalanta também é uma das equipes que vai brigar pelo campeonato.


Demais partidas:

Domingos Flores, 11:00, Favela FC vs Barreiros FC.
Nova América, 10:40, Taryoc FC vs Real Campo Belo.
Santa Rosa, 10:30, Juventude Santa Rosa vs Botafogo EC.
Campo Belo, 10:40, Inter cidade Singer vs Real Campinas FC.
Clemente A. Santos, DPZ FC vs Família FC.
José Pinto Silva, 08:40, Ajax FC vs Aliança AC.

Unidos do Campo FC vs Garra FC e PH6 Primavera FC vs Real Nobrega, até o fechamento deste não tinha no site oficial da Serie B seus locais, horários e datas definidos.

Por Valter Ferreira Mariano

sexta-feira, 5 de abril de 2013

ALIANÇA FC DA VILA COSTA E SILVA FAZ SUA ESTRÉIA DIANTE DO FAMÍLIA FC NA SERIE B 2013.


Domingo (07) na praça de esporte Olímpio Dias Porto na Pompeia, as 08:20, o Aliança FC da Vila Costa e Silva recebe o bom time e estruturado Família FC da região dos DIC’s pela abertura da Serie B 2013 da Liga Campineira de Futebol.

ALIANÇA FC - VILA COSTA E SILVA


Para este jogo o técnico Paulão deverá contar possivelmente com todos os atletas inscritos na competição que este ano promete ser de total iquilibrio tecnico entre as equipes.

Por Valter Ferreira Mariano

quinta-feira, 4 de abril de 2013

VAI COMEÇAR A SERIE B


Domingo (07) teremos a abertura da Serie B da Liga Campineira de Futebol, com a participação de 20 clubes que irão brigar pelo o titulo e ao acesso a Serie A 2014.

No CM João Carlos de Oliveira “João do Pulo” na Vila Padre Anchieta, as 10:20, Garra FC enfrenta a equipe do Botafogo EC.

No Ferdinando Tilli, as 10:20, EC U Campo Grande – Juventude Santa Rosa fazem o clássico local.

Na Praça de Esporte Olímpio Dias Porto, as 08:20, Aliança AC enfrenta o Família FC e as 10:20, EC Artista recebe o Primavera FC.

 Praça de Esporte Nova América, as 08:20, Tarioc FC - Favela FC, as 10:20, Atalanta FC – Real Campinas FC.

No Clemente A. Santos, as 14:00, Galícia EC – Inter Cidade Singer.

No José Pinto Silva, as 08:20, Ajax FC – DPZ FC.

Até o fechamento desta o jogo entre Lyon FC – Real Nobrega FC ainda não havia sido marcado.

Real Campo Belo e Barreiros FC ficou marcado para o dia 01/05.

Fonte: Liga Campineira de Futebol
Confira sempre a tabela oficial da Serie B no site da Liga Campineira de Futebol

domingo, 31 de março de 2013

CONFIRA A TERCEIRA RODADA DO SUB 18 – LIGA CAMPINEIRA DE FUTEBOL.


Neste sábado (30) de aleluia tivemos o seguimento do campeonato amador – Sub 18 – Liga Campineira de Futebol com a realização da terceira rodada:

Jogando em casa no Angelo Colombari, o Servidores foi supreedido pelo Juventos sendo derrotado pelo placar de 01 – 00 no Birizeiro União São José/Miracema fez 01 – 00 no bom time do Canto da Vila.

Na E.M José M.F. Guimarães o Satubinha ficou no 01 – 01 com o Campo Belo/N.Aliança, no Carlos Lourenço Porjeto Chute ao Gol 00 – 01 Unidos do Capivari, em Paulinia no campo do jardim Morumbi o forte time do Serra Azul não tomou conhecimento do Expressinho e fez 11 – 01 a maior goleada do campeonato até o momento. Fechando a rodada no Adolecir Barbosa o Independente foi derrotado por 02 – 01 pelo Gazeio.

Fonte Liga Campineira de Futebol

sexta-feira, 22 de março de 2013

LIGA CAMPINEIRA DE FUTEBOL LANÇA A SERIE A QUE PROMETE SER UM DOS MAIS FORTE E EQUILIBRADO DOS ÚLTIMOS ANOS.


Nesta quinta feira (21) foi realizada no auditório da Liga Campineira de Futebol a reunião com os clubes que deverão compor a Serie A de 2013.

Antes da apresentação da competição em si, foi apresentado à nova diretoria eleita em janeiro que ira comandar a entidade oficial do futebol nos próximos quatro anos.

Após a apresentação, o novo presidente Irdival Frezzato tomou posse da palavra e apresentou as sugestões para o campeonato, sempre dando a palavras aos dirigentes dos clubes presentes quando desta solicitada.

A novidade para da Serie A fica em torno da volta de clubes tradicionais que estavam licenciados, Alvorecer e Nobrega, também a participação da equipe da AFAP da cidade de Paulínia que foi convidada para esta edição como no passado ADC Rhodia de Paulínia que conquistou o titulo em duas ocasiões 1981 e 1983.

Também confirmaram presença o NH 31 de Março e Bartiras FC campeão e vice-campeão da serie B de 2012.

Equipes tradicionais como o Parque Brasília, Canto da Vila, Flamengo, Alessandra, RC 31 de Março, Grêmio Cafezinho e Unidos do Jardim Eulina também estarão presente a esta edição que juntamente com as equipes emergentes Ajax, COFA, Corinthians Jardim Florence, Atlético São Marcos, Grêmio Santa Rosa, Parque Anhumas e Grêmio Padre Anchieta e ainda com a possibilidade da fusão entre Novo Horizonte e Unidos Campos farão Elíseos farão da Serie A 2013 uma das versões mais forte e equilibrada tecnicamente dos últimos anos.

A expectativa final da Liga Campineira de Futebol é organizar um ótimo campeonato amador e exigindo dos clubes mais profissionalismo e respeito mutuam e principalmente dar condição que arbitragem possa fazer seu papel sem interferências de dentro ou fora do campo de jogo.

Por Valter Ferreira Mariano

quinta-feira, 21 de março de 2013

SÁBADO (23) SEGUNDA RODADA DO SUB 20


Neste sábado (23) teremos o prosseguimento do Campeonato amador Sub 18 da Liga Campineira de Futebol com a realização da segunda rodada.



Na praça de esporte Ângelo Colombari situada dentro do bonito clube social da Associação Servidores Públicos Municipais de Campinas, às 10 horas a equipe do Servidores recebe a visita da AA Satubinha, tentando obter sua segunda vitória enquanto que a equipe visitante estará fazendo sua estreia na competição.

Na praça de esporte Las Palmas, Roseira, 10 horas, CA Juventus e SE Canto da Vila também estarão fazendo suas esteias na competição.

Na Arena Campo Belo às 09 horas o Campo Belo/Aliança estreia na competição enfrentando a equipe do União São José/Miracema que por sua vez tentará sua reabilitação.

No Jardim Santa Monica na praça de esporte Orestes Aulicinio, às 11 horas o bom time do CR Flamengo tentará sua segunda vitória consecutiva diante do PSD Nautico que estará fazendo sua primeira partida na competição.

No estádio da Mogiana, o Expressinho inicia sua participação enfrentando a equipe do Real Primavera que por sua vez buscará sua reabilitação, pois foi derrotado em casa pelo forte time do Serra Azul da cidade de Paulínia.

Na cidade de Paulínia, o Serra Azul recebe na bonita praça de esporte do Jardim Morumbi às 09 horas a equipe do Unidos do Capivari querendo sua segunda vitória e se consolidar como um forte candidato ao titulo da competição, enquanto que a equipe do Unidos do Capivari irá traz da vitória para se reabilitar da derrota sofrida em casa para o Flamengo.

Na praça de esporte Palmerinha, as 08:30, o Tricolor Vila Princesa joga na preliminar diante do EC Independente em partida de duas equipes que venceram na rodada anterior.

Na partida de fundo às 10 horas Unidos Parque das Indústrias buscará sua reabilitação diante do São Cristóvão que empatou na primeira rodada em 00 – 00 com o Gazeio.

Fechando a segunda rodada o Gazeio AC recebe a equipe da EF Pedro Luiz as 08:20 na praça de esporte Nazareno Mingone no Parque Universitário.

Por Valter Ferreira Mariano
Fonte: Liga Campineira de Futebol 

quarta-feira, 20 de março de 2013

CAMPEONATO AMADOR – SUB 14 – LIGA CAMPINEIRA DE FUTEBOL.



Neste sábado (16) tivemos a abertura oficial do campeonato categoria SUB 14 promovido pela Liga Campineira de Futebol.

Tivemos a realização de apenas uma partida na praça de esporte PE joão Nicolau Filho, com a derrota do CR Flamengo 02 – 00 para os donos da casa Unidos do Capivari.

Por Valter Ferreira Mariano
Fonte Liga Campineira de Futebol

CAMPEONATO AMADOR – SUB 16 – LIGA CAMPINEIRA DE FUTEBOL.


Neste sábado (16) tivemos a abertura oficial do campeonato categoria SUB 16 promovido pela Liga Campineira de Futebol.

Na praça de esporte Carlos Lourenço, Vila Lemos FC perdeu por 03 – 00 para equipe do Cruzeiro da Vila Formosa. Enquanto na  praça de esporte João Nicolau Filho Unidos do Capivari empatou em 02 – 02 com a CR Flamengo do Jardim Santa Monica.

Unidos Capivari (Amarelo) empata com o Flamengo

 Na próxima rodada sábado (23) teremos a realização da segunda rodada com a estreia do EMEF Chaves jogando contra a equipe do Vila Lemos as 10 horas na praça de esportes Santa Rosa. Na praça de esporte do Carlos Lourenço o Cruzeiro da Vila Formosa recebe o estreante Expressinho as 09 horas e fechando a rodada o CR Flamengo joga diante do PSD Nautico que também estará estreando na competição as 10 horas.

Por Valter Ferreira Mariano
Fonte: Liga Campineira de Futebol
Foto: Cesinha On line

CAMPEONATO AMADOR – SUB 18 – LIGA CAMPINEIRA DE FUTEBOL.


Neste sábado (16) tivemos a abertura oficial dos campeonatos oficiais promovidos pela Liga Campineira de Futebol com as categorias de base.

Na categoria sub 18, tivemos a boa vitória do CR Flamengo (Santa Monica) sobre a equipe do Unidos Capivari pelo placar de 03 – 01 jogando fora de casa.

O Serra Azul FC da cidade de Paulínia convidado para esta edição mostrou ser uma equipe muito bem estruturada e com bons jogadores, venceu por 04 – 02 a equipe do Real Primavera da Vila Costa e Silva.

Flamengo vence na estreia do SUB 18


Outra equipe tradicional nas categorias de base, o Servidores também venceu em sua estreia na competição fazendo 02 – 01 no União São José/Miracema.

Gazeio AC ao lado do Flamengo é uma das equipes que mais formaram jogadores para o futebol amador de Campinas, fazendo um excelente trabalho nas categorias de base, em sua estreia não saiu do 00 – 00 – com a equipe do EC São Cristóvão.

Na Praça de Esportes do Jardim Mercedes o EC Independente fez 04 – 02 no Unidos do Parque das Indústrias.

Fechando a primeira rodada tivemos no campo do Palmeirinhas a derrota da boa equipe do EF Pedro Luiz 03 – 04 para o Tricolor da Vila Princesa.

Tivemos por causas das chuvas o adiamento de três partidas, AE Canto da Vila – Campo Belo/Aliança, AA Satubinha – CA Juventus e PSD Nautico – Expressinho.

Por Valter Ferreira Mariano
Fonte Liga Campineira de Futebol.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

UM CALENDÁRIO FUTEBOLÍSTICO JÁ!


Olá amigos do futebol não profissional da região metropolitana de Campinas, estamos iniciando um novo ano futebolístico cheio de novidades dentro e fora das quatros linhas, um ano que apresentaremos ao mundo a nossa capacidade de organizar grandes eventos com a Copa das Confederações da FIFA.

Em Campinas esperamos que o novo prefeito Jonas Donizete possa pelo menos terminar seu mandado com dignidade, ou seja, que cumpra que nos falassem durante sua campanha.

Com o novo prefeito temos também um novo Secretário de Esportes, pelo menos nesta pasta Jonas não errou e foi muito feliz ao escolher o Professor Campos (foto) para este cargo, Campos viveu toda sua vida publica dentro das praças de esportes campineiras e sabe como ninguém dos problemas e situações precárias que as mesmas se encontram, vendo por este ângulo podemos acreditar em grandes reformas e a criação de novos espaços esportivos, não falo só do futebol mais sim de outros esportes, pois também iremos organizar em 2016 o maior acontecimento esportivo do planeta os Jogos Olímpicos na cidade maravilhosa e Campinas tendo estrutura algumas delegações possa usufruir destas instalações esportivas.

Voltando ao nosso universo futebolístico, além da recuperação das praças esportivas, Professor Campos em conjunto com as ligas locais ter definir um calendário esportivo coerente, sem atropelos como vem sendo as competições, principalmente as que tangem ao futebol.

Nos últimos anos o campeonato municipal de futebol não tem data definida para seu inicio, como é um evento que as equipes têm custos mínimos, atraem um numero expressivos de participantes e tendo uma data já estabelecida para os próximos quadros anos, estas equipes podem se organizar com antecedências e dando uma melhor qualidade técnica ao evento.

Por outro lado as ligas sabendo deste calendário poderão articulares suas competições sem atropelar o campeonato municipal, fazendo sim bons campeonatos.

Também ganha com este calendário futebolístico às equipes, pois também disputam os campeonatos organizados pelas ligas, assim poderão montar seus elencos com qualidade e não mais precisar ter uma espécie de time B, pois alguma data de jogos coincidia, isso é ruim para o futebol e não traz beneficio a saúde de ninguém.

Neste cenário também se encontra a arbitragem, que nos últimos anos vem recebendo uma carga sobre humana de jogos para apita, chegando atuar em quatro partidas por domingo, isso é desgastante, pois ao chegar ao terceiro e quarto jogo sua condição física e psicológica já não esta mais ao nível ideal para atuar dentro das quatro linhas.

Com este calendário equacionado e racional poderemos ter grandes competições em nossa cidade, dando à possibilidade as equipes terem campeonatos de alto nível nos dois semestres, possibilitando uma ganha na qualidade da arbitragem, e por ultimo quem ganha e a população que poderá acompanhar aos fins de semanas ótimas partidas de futebol, praticadas em boas praças de esportes e tendo bons árbitros descansados para conduzi-las.

Portanto Professor Campos é de vital importância uma reunião com as ligas e com os árbitros, para que possamos sim sair deste “caos” que se encontra o nosso futebol amador que no passado foi considerado o melhor do Estado.  

Por Valter Ferreira Mariano